sábado, 22 de junho de 2013



DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS EXPÕE NO PARQUE CORGO.

A 5 de junho passado, celebrou-se, uma vez mais, o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE.
Não quis o AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS deixar de assinalar esta efeméride, mostrando, com elevada sensibilidade, à Cidade de Vila Real, as suas preocupações pedagógicas e de educação pró-ambiental.
Os Alunos do “9º A” do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus envolveram-se na realização de trabalhos alegóricos, utilizando materiais de desperdício que reciclaram, organizando-os, tematicamente, em Exposição, no Parque Corgo.
A Escola foi caixa de ressonância do PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E PROJETO “ROGAS DOS RIOS”, promovidos pela Câmara Municipal de Vila Real cujos objectivos constituíram o fio condutor e a filosofia de todos os trabalhos. 
Se não faltou inspiração e criatividade na conceção e confeção dos trabalhos, realizados nas aulas de Educação Visual, sob a orientação da Professora Nélia Miranda, também não faltou a consciencialização pedagógica da preservação da natureza através da investigação e do conhecimento sobre as espécies animais que habitam a nossa região e povoam aquele micro habitat: o Parque Corgo.
As Instalações, com formas de animais autóctones, foram construídas com aproveitamento de resíduos, CD, papel de pacote tetra pak, tampas e garrafas de plástico, papel de jornal, entre outros.
Não fora o facto de, no dia seguinte, ao receber a visita de uma Aluna participante que quis mostrar a Exposição à sua Família, ter ela verificado que os trabalhos em exposição até dia 14 de junho, tinham “desaparecido”, inexplicavelmente, bem poderíamos afirmar que ESTE foi um bom exemplo de interdisciplinaridade, criatividade e trabalho comunitário.
Os Alunos sentiram-se frustrados. Os professores lamentaram profundamente a ocorrência. A Escola, prometeu mostrar a sua indignação por esta falta de respeito pelo trabalho dos alunos e pela grande falta de educação e de civismo que esta ocorrência encerra.
Mesmo cometida de boa fé, a situação merece um reparo.
E aqui fica com algumas das imagens.
A divulgação de tão empenhada atividade, é, afinal, uma forma simples de dizer aos Alunos:
- Nunca desistam! Nas contrariedades se enrijece a vontade.
FORÇA, JOVENS!
Dia 5 de junho 2013, Parque Corgo. Montagem da instalação "Discosally" do grupo da Ana Pires, Ana Rita Leandro e Tiago Nunes

Dia 5 de Junho 2013 _Parque Corgo. Montagem das instalações Parreco e Patinho Feio do grupo: Ana Azevedo, Margarida Azevedo, Vânia Mestre, Francisco Eira e Diana Mendes e Árvore de Água do grupo: Basílio Ferreira, Francisco Eira e Luís Cortinhas. 

EDUCAÇÃO VISUAL_9º_UT5_PROJETO 
INSTALAÇÕES


"Peace"- tampas de plástico e arame. Grupo: Ana Margarida Lopes e Rita Monteiro
Melro - ninho e ovos feitos com tiras de papel de jornal e de revista, cola branca e balões. Grupo: Kamilla Macedo, Vanessa Teixeira e Júlia Melo.

"Parreco" e Patinho Feio - papel de pacotes tetra pak e técnica de Origami.
Discosally - CDs e rede.



Árvore de Água - estrutura de guarda sol e garrafas de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário